Com o objetivo de promover um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, a escola deu início à um plano de ação para reforçar a prevenção e no enfrentamento do bullying e do ciberbullying. A iniciativa foi desenvolvida de forma integrada entre o setor de Psicologia, representado pela psicóloga Lívia Malta Pontes Rodrigues, e o setor de Tecnologia da Informação, com o TI Samuel Gomes Victor.
O plano contempla ações contínuas ao longo de todo o ano letivo de 2025 e em todos os níveis de ensino. A proposta central é fortalecer o diálogo com a comunidade escolar – estudantes, famílias e educadores – por meio de atividades que sensibilizem e conscientizem sobre os impactos dessas práticas, tanto no ambiente físico quanto no virtual.
As primeiras ações já foram iniciadas com os estudantes do 1º e 2º ano, que participaram de rodas de conversa acompanhadas por contação de histórias. A atividade permitiu que as crianças identificassem situações de conflito que vivenciaram em diferentes contextos, contribuindo para o desenvolvimento da empatia e da escuta.
Nas turmas do 5º e 6º ano, a roda de conversa seguiu o mesmo formato, e os estudantes puderam se expressar por meio da produção de cartazes. Os trabalhos visuais geraram um impacto sensível ao abordar a temática do bullying de forma direta, utilizando a criatividade como meio de reflexão e comunicação.
Além das atividades já realizadas, o plano para 2025 prevê a realização de palestras e encontros direcionados tanto aos alunos quanto às famílias, reforçando a importância da escuta ativa e da orientação adequada. Segundo a psicóloga Lívia Malta Pontes Rodrigues, o tema é atual e exige atenção, uma vez que o bullying e o ciberbullying podem causar prejuízos significativos ao bem-estar dos estudantes. “Criar espaços de diálogo com as crianças e adolescentes é essencial para que se sintam seguros para procurar ajuda, caso enfrentem alguma situação, mas, principalmente, para prevenir que essas situações ocorram”, afirma.
A escola reafirma seu compromisso com a formação integral dos estudantes, atuando de maneira preventiva e educativa diante de questões que impactam diretamente a convivência e o desenvolvimento emocional dos alunos.