Sombra

Estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental constroem bonecas Abayomi na Semana da Consciência Negra

Detalhe título
22/11/2021

Durante a Semana da Consciência Negra, diversas atividades relacionadas à temática foram abordadas pelas turmas da Escola São Francisco de Assis. No terceiro ano, os estudantes da Turma 133 da Professora Marcia Goulart refletiram sobre a história e a importância da data, e a atividade final proposta foi construir uma Boneca Abayomi

 As bonecas Abayomi são símbolos de resistência, eram criadas para as crianças, jovens e adultos na época da escravidão. As mulheres negras as confeccionavam com pedaços de suas saias, único pano encontrado nos navios que faziam o trajeto da África para o Brasil ou outro país de destino, para acalmar e trazer alegria para todos.  Elas rasgavam retalhos de suas roupas e criavam pequenas bonecas feitas de nós.

A boneca significa "Encontro precioso". Quando você dá uma para alguém, esse gesto expressa que você está oferecendo o que tem de melhor para essa pessoa.

Importante instrumento para conscientizar os estudantes sobre a história do povo negro, além de fazê-los refletir sobre o racismo e as diferenças sociais que ainda existem. 

Confira na galeria de imagens as bonecas confeccionadas pelos estudantes da Turma 133.

Outras Notícias

Detalhe título
Ver mais