Os alunos do Maternal 2 da Escola São Francisco de Assis estão desenvolvendo atividades que estimulam o reconhecimento da própria identidade por meio da exploração das partes do rosto. Durante as propostas, as crianças observaram seus rostos no espelho, identificando olhos, boca, nariz e orelhas, além de participarem de atividades lúdicas, como a montagem de quebra-cabeças com suas próprias fotos. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Educação Infantil, o conhecimento de si e do outro é essencial para o desenvolvimento da identidade e da autonomia das crianças. Atividades como essas favorecem o reconhecimento do próprio corpo e a percepção das diferenças e semelhanças entre os colegas, promovendo a construção da autoimagem e a socialização. A exploração da identidade na primeira infância é um processo importante, pois contribui para o desenvolvimento emocional e social da criança. Segundo especialistas em educação infantil, experiências práticas e interativas, como se olhar no espelho e montar imagens do próprio rosto, fortalecem a noção de pertencimento e autoconfiança. Essas vivências fazem parte do cotidiano escolar e proporcionam às crianças oportunidades para conhecerem a si mesmas e ao mundo ao seu redor de maneira lúdica e significativa.
As aulas de musicalização já começaram na Educação Infantil da Escola São Francisco de Assis! Com a...