Sombra

Orientação Profissional é temática de encontro com as turmas do 9º ano

Detalhe título
20/10/2021

Na última semana, a Orientadora Educacional da Escola São Francisco de Assis, Ana Cristina Magalhães, em conjunto com a Professora de Língua Portuguesa, Luciane Morales, trabalhou com as turmas de 9º ano a Orientação Profissional, já que no final do ano, o ciclo do Ensino Fundamental se encerra na vida dos adolescentes.

Ao mesmo tempo que alguns estudantes já têm certeza do que querem fazer quando terminarem o Ensino Médio, outros possuem muitas dúvidas, o que é absolutamente normal, segundo Ana Cristina. Uma realidade na vida de muitos estudantes pelotenses é a decisão de ingressar em cursos técnicos concomitantes ao ensino médio, Escola Militar ou cursar o ensino médio de forma regular.

Pensando nisso, a ESFA promoveu um encontro, nomeado Dialogando com as turmas do 9º ano sobre Orientação Profissional. O principal objetivo do projeto, é esclarecer as dúvidas que envolvem a escolha de uma carreira, assim como promover uma reflexão mais aprofundada junto aos estudantes, para que, mesmo se não optarem por já nortear sua vida profissional através de um curso técnico durante o ensino médio, também possam ir se preparando desde já para o ensino superior e as exigências que o curso que escolherem fizer, como a preparação para os processos seletivos para universidades, como o Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE), por exemplo, uma das opções para o ingresso na Universidade Federal de Pelotas, que é dividido em três etapas, sendo a primeira durante o primeiro ano do ensino médio.

Para Ana Cristina Magalhães, essa Orientação Profissional é muito importante, principalmente nesta etapa em que os estudantes possuem muitas dúvidas, e também visualizam somente a parte glamourosa das profissões. Ela desafia os estudantes a pesquisarem a fundo as profissões, e visualizarem também os desafios e lutas de cada profissão.

A Orientação Profissional, assim como os Testes Vocacionais não vai dizer o que o estudante deve fazer, mas vai mostrar suas habilidades e competências, aliado ao que eles gostam de fazer, mostrando um leque de opções para que o aluno possa caminhar rumo ao seu futuro.

 

 

Outras Notícias

Detalhe título
Ver mais